Para o topo
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
Área restrita do Aluno
Nosso canal no Youtube
Siga no Instagram
Siga no  Facebook
receba nossas novidades
Enviar

novidades

ALMA faz espetáculo em homenagem a Astor Piazzolla

publicado em: 05/06/2023

ALMA faz espetáculo em homenagem  a Astor Piazzolla
Crédito: Vinicius Barros

Em março deste ano, Astor Piazzolla completaria 102 anos. Como compositor e bandoneonista, o argentino revolucionou o tango tradicional, graças às suas estilizações musicais. Para reviver a obra deste músico genial, a ALMA apresenta o espetáculo ALMA de Piazzolla, no dia 14 de junho, às 20 horas, no Theatro Pedro II. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados a partir do dia 6 de junho, na bilheteria do teatro (Rua Álvares Cabral, 370).

Neste concerto, a academia apresenta as modalidades de orquestra e balé e contará com a participação de convidados internacionais: o bandeonista Norberto Vogel e o pianista e arranjador Gabriel Del Pedro, ambos da Argentina. O violonista Diego Figueiredo também fará uma participação especial na apresentação. As cantoras Luana Liaw e Thaise Giunco também compõem o elenco de mais de 50 artistas, entre alunos, professores e bailarinos.

Astor Piazzolla, compositor, arranjador e virtuose do bandoneón - instrumento musical de palhetas livres, semelhante a uma concertina - nasceu em Mar del Plata em 11 de março de 1921 e faleceu em 4 de julho de 1992, em Buenos Aires. Morou em várias cidades do mundo, como Nova York, Paris e Buenos Aires. Revolucionou o tango criando um novo estilo, chamado de Nuevo Tango, por incorporar elementos do jazz e da música clássica, e também pelo uso de extensas harmonias, dissonâncias e de contraponto.

Para o professor de prática de orquestra da ALMA, Lincoln Mendes, o compositor Astor Piazzolla é um dos grandes nomes argentinos, reconhecido mundialmente. “Neste espetáculo, apresentaremos músicas instrumentais e canções de suas principais obras, como Adiós Nonino”, adianta o professor. A música é um réquiem escrito em 1959 em memória à morte de seu pai, a quem chamava carinhosamente de Nonino (vô em italiano).  “É uma oportunidade única, que poucos espaços e academias propiciam”, completa.

A presidente da Alma, Dulce Neves, diz que o espetáculo é uma reverência à obra e à vida de Piazzolla, que na opinião dela, é um dos gênios da música universal. “Para nossos alunos, aprender a interpretar Piazzolla é um passo importante que garante uma formação mais aprimorada e, para comunidade, é a oportunidade de conhecer uma produção musical atemporal, que ecoa em muitas de nossas casas, filmes, eventos e espaços culturais até hoje e, certamente, continuará no imaginário coletivo, por conta da sua extrema beleza, sofisticação e inovação”, conclui.

Astor Piazzolla deixou como legado uma extensa obra condensada em cerca de 50 LPs. Entre seus discos fundamentais, destacam-se: Astor Piazzolla y su Orquesta Típica (1946-1948), Octeto Buenos Aires (1955), El Tango (1965, com poemas de Jorge Luis Borges), María de Buenos Aires (1968), Libertango (1974), The Central Park Concert (1987), entre outras. Ele é também uma sonoridade presente no cinema, pois compôs 44 trilhas sonoras entre 1949 e 1987, tanto para filmes da Europa como da América Latina.

Em 2023, as atividades da Alma (núcleo Ribeirão Preto) estão sendo mantidas pelo Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, e  por patrocínios das empresas: Ópera - Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia - Santa Helena Industria de Alimentos S/A, GasBrasiliano e GSInima Ambient; Suíte - Interunion, Tereos e Usina Vertente; Ária - São Domingos  Indústria Gráfica, Luiz Tonin Atacadista e Supermercados, Grupo Combustran, Escandinavia, Elmaz Caminhões e Ônibus, Cotave Caminhões e Ônibus, Goiasmaq, TMA, Tracan, Tarraf e Supermercado Canesin.



 

nossa agenda

Não existem eventos neste período.

CONVÊNIOS ALMA
Departamento de Música - FFCLRP/USP Escola Municipal de Música Giuseppe Sarti
Veja todos os convênios


Patrocínio Ópera:
 Alta Mogiana
 Necta
Patrocínio Sinfonia:
 Santa Helena
 GS Inima Ambient
Patrocínio Suíte:
 Interunion
Usina Vertente
 Tereos
Patrocínio Ária:
CAnesin
Tonin
TMA
tracan
Tarraf
Elmaz
Combustran
Escandinavia
Suprir
Goiasmaq
Cotave
SD
Parceiros:
 Núcleo de pesquisa FFCLRP
 Departamento de Múscia FFCLRP-USP
FFCLRP-USP
USP
Apoio:
 Prefeitura Ribeirão Preto
 Prefeitura Ribeirão Preto
 Saint Brunos
Cultura Inglesa
Cultura Inglesa
Realização:
Alma
CULTSP
Alma
Ministério da Cultura
Fone (apenas Whatsapp): (16) 9.9164-5310
academialivredemusicaeartes@gmail.com