O Ministério da Cultura, a Fundação Dom Pedro II e a ALMA realizam no dia 04 de junho, às 20h, o concerto “Alma Francesa”, no Theatro Pedro II. Reunindo um total de 96 instrumentistas e cantores, entre alunos e professores da escola e músicos convidados, o espetáculo apresenta programa com sete peças eruditas francesas que figuram entre as principais obras da história da música de concerto mundial. A regência é do maestro e professor Lincoln Mendes. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 19 horas.
O coordenador pedagógico da Alma, Ladson Mendes, explica que o roteiro da apresentação está estruturado em três partes. Logo na abertura, o concerto convida a plateia a se envolver com a composição “L’ Arlesienne - Suite nº 2”, de Georges Bizet, música incidental composta para uma peça teatral por volta de 1870, e que terá uma evolução rítmica bastante festiva. “É uma evolução que chamamos de ostinato percussivo, em que a peça inicia com piano bem baixinho e passa por diversos instrumentos, em uma polifonia crescente até a última nota”, revela Mendes.
Na sequência, a parte central do espetáculo é composta por melodias com intervalos diferentes, oferecendo ao público uma sensação interessante de experiência artística. Neste momento, serão executadas as peças “Pavane pour une infante défunte”, de Maurice Ravel; composição lenta, expressiva e com sonoridade diferente, e “The Swan (Carnival of the animals)”, de Camille Saint-Saënz, com solo de violoncelo do professor Walisson Cruz. “Essa obra é bastante interessante porque o violoncelo representa o cisne e a orquestra representa a água, em uma execução em que quase se consegue visualizar a cena”, destaca o coordenador Ladson Mendes.
O concerto segue com “Danse Macabre”, também de Saint-Saëns; que terá desenvolvimento mais amplo, com alternância de momentos mais tranquilos, como no solo de violino, com outros mais agitados, quando entra a percussão; e duas obras de Gabriel Fauré: “Après un rêve”, com solo da aluna Ana Campos; e “Chanson d’amour”, com solo de Luísa Brito. “São duas músicas lindíssimas de Fauré, que serão acompanhadas por piano”, antecipa Mendes.
A terceira parte, que encerra o espetáculo, é “Boléro”, de Maurice Ravel, com 18 minutos de duração, celebrando os 150 anos de nascimento do compositor. “São compositores quase contemporâneos, todos gênios da história da música erudita, extremamente importantes, que nos brindam com obras belíssimas. É sempre um ganho para os alunos a experiência de passar por esses repertórios, tanto do ponto de vista da composição como da formação deles como músicos. Para o público, sentir a vibração da orquestra, dos solos instrumentais e de canto, sem dúvida, será emocionante”, finaliza o coordenador pedagógico da Alma.
Para Dulce Neves, presidente da Academia, a montagem de concertos reforça a proposta da Alma em ofertar ensino musical de alta qualidade teórica e técnica. “O transporte do aprendizado da sala de aula para o palco do Theatro Pedro II, em apresentação pública, representa um importante fortalecimento do processo acadêmico dos alunos. Da definição do tema e do repertório do concerto, passando pelos ensaios, até chegar ao palco, há todo um ciclo construtivo de desenvolvimento em ação. Esse é um dos diferencias da Alma”, explica Dulce.
Em 2025, as atividades da Alma, núcleo Ribeirão Preto, são mantidas pelo Pronac - Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Ministério da Cultura, com patrocínios das seguintes empresas: Ópera - Usina Alta Mogiana S/A; Sinfonia - GSInima Ambient, NECTA, Usina Vertente/Tereos e Cutrale; Suíte - Santa Helena Industria de Alimentos e Interunion; Ária - Suprir, Goiasmaq e Grupo Intelli.
29.06
horário: 10h
local: Sala de Concertos da Tulha - campus da USP Ribeirão Preto
29.06
horário: 14h
local: Sala de Concertos da Tulha - campus da USP Ribeirão Preto
29.06
horário: 16h
local: Teatro do Campus da USP Ribeirão Preto (balão central)